Pular para o conteúdo

Saída de Salles do governo divide espaço com repercussão da Covaxin no Twitter

Queda do ministro reforça cenário de um campo anti-bolsonarista que se consolida como polo do debate político no Twitter

Saída de Salles do governo divide espaço com repercussão da Covaxin no Twitter

O anúncio da saída do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na tarde desta quarta-feira (23.jun) foi amplamente negativo para o governo, mas ajudou a ofuscar a repercussão crescente a respeito das potenciais irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin.

Salles é alvo de inquérito por suspeitas de ter atrapalhado investigações sobre apreensões de cargas de madeira e favorecido madeireiros.

A saída do ministro reforçou um cenário que parece estar consolidado nas redes sociais, de que as recentes denúncias contra o governo dão contornos mais claros ao campo anti-bolsonarista no debate político no Twitter. Esse campo em formação - mas já consolidado - passa a contar com novos usuários a cada polêmica nova envolvendo o bolsonarismo.

Se na CPI observamos a consolidação de "divulgadores científicos" como atores do anti-bolsonarismo, os retrocessos ambientais e a atuação de Salles fortalecem a conexão de atores ligados à preservação ambiental e a detratores do ex-ministro (Anitta, por exemplo).

O resultado disso é uma pluralidade cada vez maior de agrupamentos dialogando com o anti-bolsonarismo, enquanto o agrupamento bolsonarista na rede -- embora ainda coeso e forte -- se mostra cada vez mais isolado.

Ver metodologia abaixo

NúmeroAtores %Conexões %Grau médio
151,9453,153
212,5613,893.3
39,845,971.8
49,616,462
56,934,942.1
64,692,321.5

CRONOLOGIA

Desde o anúncio da saída do ministro até as 19h foram coletados 43 mil usuários, que geraram 131 mil interações sobre o tema.

Os atores mais citados entre as menções são Ricardo Salles, Meio Ambiente, Demissão, Jair Bolsonaro, Covaxin e Weintraub. Destacam-se também as hashtags #ForaSalles, #ForaBolsonaro, #BolsonaroCorrupto, #PL490Não, #SallesNaCadeia e #Covaxingate.As menções à vacina Covaxin merecem destaque por representarem um "sinal amarelo" entre atores da oposição e setores da imprensa.

Relembrando outro ator bastante citado (o ex-ministro Weintraub), usuários alertam para a possibilidade de a demissão do ministro ser apenas mais uma das "cortinas de fumaça" do governo Bolsonaro para desviar a atenção de assuntos e repercussões delicados para o governo.

Entre as menções no Twitter, destaca-se a narrativa da "linha de fumaça" que aqui é denunciada por atores da imprensa, como a jornalista Andrea Sadi. Outro campo que ganha bastante destaque é liderado pela cantora Anitta que tuitou "O meio ambiente agradece. Fora Salles é real."

O campo ligado à política partidária também tem papel de destaque, aqui com atores como Marcelo Freixo e Guilherme Boulos em destaque.

Em menor volume, o bolsonarismo tenta enaltecer o ex-ministro, colocando-o como alguém que "peitou ONGs safadas, ambientalistas xiitas, globalistas poderosos, grupos muito organizados e com interesses obscuros em nossos recursos naturais". O bolsonarismo, no entanto, se mostra mais uma vez restrito ao núcleo duro e isolado.

METODOLOGIA DA ANÁLISE


É importante porque...

Pedro Barciela

Freelancer no Núcleo // Analista de dados

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Pedro Barciela

Ver tudo