Pular para o conteúdo

Facebook passa por bombardeio de cobertura negativa

Dezenas de reportagens, tanto na imprensa estrangeira quanto na nacional, têm trazido luz a contradições e falhas nas políticas internas da empresa

Facebook passa por bombardeio de cobertura negativa

Em janeiro, o Facebook começou a traçar um plano para aumentar o noticiário positivo sobre a companhia. Mas esse ano veio para provar que ser uma gigantesca empresa de redes sociais com 3 bilhões de usuários e receita total de US$86 bilhões em 2020 acarreta muita visibilidade e, claro, exposição de problemas com impacto mundial.

Dezenas de reportagens, tanto na imprensa estrangeira quanto na nacional, têm trazido luz a contradições e falhas nas políticas internas da empresa, assim sua intenção de reduzir a transparência do que acontece lá dentro.

O jornal New York Times publicou em 21.set os planos da rede social de melhorar sua imagem ao forçar conteúdos pró-Facebook em seu próprio feed de notícias, em um projeto interno chamado Amplify. O site The Information revelou a existência dos documentos em maio.

Abaixo, algumas das matérias neste ano que revelaram fatos perturbadores sobre a rede social.

COBERTURA NACIONAL:

COBERTURA INTERNACIONAL:

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico

Texto atualizado em 22.set.2021 às 14h04 para incluir menção a reportagem do Axios.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo