Pular para o conteúdo

Regulação mais rígida contra a big tech avança na Europa

Texto limita uso de dados pessoais em publicidade direcionada e prevê multas em caso de descumprimento

Regulação mais rígida contra a big tech avança na Europa

Uma comissão do Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira um texto para o Digital Markets Act (DMA) que estabelece uma série de regras e previsões para empresas de tecnologia consideradas gatekeepers, um passo importante do bloco em direção à implementação de uma estrutura regulatória sobre a atuação das gigantes de tecnologia.

Na definição do comitê, gatekeepers – cujo significado não tem uma tradução correspondente em português, mas significa literalmente porteiro ou guardião, mas que na verdade são aqueles que controlam o fluxo de uma passagem, seja virtual ou não – são empresas que:

Mas a definição fica aberta para que outras empresas sejam incluídas nessa classificação se atenderem a certos critérios.


É importante porque...

Todas as grandes empresas habituais se encaixam aí: Alphabet (do Google), Facebook (que agora se chama Meta), Apple, Amazon, Microsoft. Também deve sobrar para plataformas de varejo, como Zalando e Alibaba, e marketplaces como o Booking.com, segundo a agência Bloomberg.

Com o consenso alcançado, agora o DMA será redigido em forma de lei e levado ao plenário, em dezembro. Correndo tudo bem, já no início de 2022 começará a negociação com os estados membros da União Europeia e com a Comissão Europeia.

Por 42 votos favoráveis, políticos integrantes do Comitê de Mercado Interno e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu definiram que:

A Electronic Frontier Foundation, com poucas ressalvas que devem ser resolvidas durante o processo legislativo, gostou do texto, e destacou, entre outros itens já citados acima, a interoperabilidade de dados entre aplicativos de mensagens e redes sociais.

Com o consenso alcançado, a expectativa é que o texto final do DMA seja votado no plenário do Parlamento Europeu em dezembro. Depois disso, o Parlamento, sob a presidência francesa de Emmanuel Macron, iniciará as negociações do texto com Estados-membros da UE.

Texto Laís Martins
Colaboração Rodrigo Ghedin
Edição Sérgio Spagnuolo

Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo