Pular para o conteúdo

PL das Fake News incorpora ideias da sociedade civil, mas deixa lacunas, mostra análise do CTS-FGV

Texto substituto ainda falha em pontos cruciais, como a auto-regulação das plataformas

PL das Fake News incorpora ideias da sociedade civil, mas deixa lacunas, mostra análise do CTS-FGV

A mais recente versão do Projeto de Lei de Responsabilidade e Transparência para Plataformas Digitais, conhecido popularmente como 'PL da Fake News', incorporou algumas ideias sugeridas por especialistas e membros da sociedade civil, mas ainda falta em pontos cruciais, de acordo com análise do grupo de pesquisa em Moderação de Conteúdo Online do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), da Fundação Getúlio Vargas.

O PL segue em debate na Câmara dos Deputados. No início de novembro, o relator do texto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apresentou um substitutivo já incorporando discussões mais recentes entre parlamentares, sociedade civil e especialistas.


É importante porque...

O texto foi aprovado na quarta-feira (1.dez) pelo grupo de trabalho que analisa propostas de combate às fake news, mas votação ainda não foi concluída – o que está previsto para semana que vem. A matéria será, em seguida, encaminhada ao Plenário da Câmara.

Embora o texto apresentado por Silva faça avanços importantes em resposta a pontos alertados por especialistas – como em relação à rastreabilidade e às diferentes regras estipuladas para provedores de busca, empresas de mensageria privada e de redes sociais –, ele ainda falha em pontos cruciais, como a auto-regulação das plataformas e medidas para conter disparos em massa e desinformação, segundo a análise.

Alguns dos pontos destacados pelo CTS:

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos
Tags: Jogo Rápido

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo