Pular para o conteúdo

Pautado por denúncias no Twitter, MPF pede esclarecimentos ao Twitter

Em ofício, MPF pede informações sobre ferramentas de denúncia e critérios de verificação

Pautado por denúncias no Twitter, MPF pede esclarecimentos ao Twitter

Pautado pela recente movimentação no Twitter a falta de atuação da empresa sobre conteúdos desinformativos ligados à COVID-19, o Ministério Público Federal enviou ofício à empresa solicitando esclarecimentos sobre a atuação da plataforma.

Nos últimos dias, a hashtag #TwitterApoiaFakeNews ganhou tração na rede com tuítes de pesquisadores, acadêmicos, cientistas, jornalistas e atores políticos que criticavam a ausência da opção de denúncia de conteúdos desinformativos ligados à COVID e a recente verificação dada à conta de uma blogueira bolsonarista que está sendo investigada no Inquérito das Fake News.


É importante porque...

Em ofício enviado à plataforma nesta quinta-feira, o procurador da República Yuri Corrêa Luz, que cita explicitamente a movimentação em torno da hashtag no Twitter, solicitou que representantes da empresa no Brasil disponibilizem informações sobre:

O MPF deu ao Twitter prazo de dez dias para responder aos questionamentos.

Em um fio publicado na tarde do dia 6.jan, o Twitter tentou se defender, mas não disse muito.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo