A Alphabet, holding dona do Google e do YouTube, quase dobrou seu lucro líquido em 2021 sobre o ano anterior, registrando a impressionante cifra de US$76 bilhões de ganhos no período.
A receita total cresceu 41%, totalizando R$257 bilhões.
A região Outras Américas (menor mercado), que engloba o Brasil, foi a que mais cresceu em receita no ano passado, 53%, enquanto Europa-Oriente Médio e Ásia-Pacífico subiram pouco mais de 40%. A receita nos EUA, o maior mercado, avançou 39%.
| em milhões US$ | 2020 | 2021 |
|---|---|---|
| receita | 182.527 | 257.637 |
| variação anual | 13% | 41% |
| lucro líquido | 40.269 | 76.033 |
Um dos motivos da alta foi a maior receita com anúncios, cujas vendas passaram de US$46 bilhões no último trimestre de 2020 para US$61 bilhões no mesmo período do ano passado.
O Google, Facebook e outras empresas de tecnologia, cuja maior parte dos ganhos vêm de anúncios e publicidade online, são considerados como um oligopólio digital que tirou receitas publicitárias de outros setores, como o de jornalismo. Isso mostra tanto disrupção tecnológica frente ao aumento de escala quanto uma necessidade de mudança no modelo de negócios de empresas jornalísticas.
Procuradores nos Estados Unidos estão processando o Google sobre alegação de que a empresa enganou anunciantes durante anos.

