Pular para o conteúdo

Ponto a ponto das respostas do Telegram ao STF

De representante legal no Brasil a monitoriamento de grandes canais e parceria com agências de checagem

Ponto a ponto das respostas do Telegram ao STF

O fim de semana, aparentemente, foi animado na sede do Telegram em Dubai.

Na sexta-feira (18.mar), tornou-se público que o ministro do STF Alexandre de Moraes havia determinado o bloqueio do aplicativo de mensagens no Brasil por conta do descumprimento de decisões judiciais. No mesmo dia, o CEO do Telegram, Pavel Durov, comunicou que houve uma "falha de comunicação" e que iria atender as demandas.

Ministro do STF determina bloqueio do Telegram
Decisão determina suspensão total do Telegram no Brasil e condiciona o fim do bloqueio ao cumprimento de medidas judiciais

No sábado (19.mar) veio uma primeira resposta do Telegram. Mas no domingo (20.mar) a plataforma enviou um monte de detalhes sobre as medidas adotadas, jogando luz sobre os planos da plataforma. No mesmo dia, o ministro do STF Alexandre de Moraes revogou o bloqueio imposto ao Telegram em todo o país, afirmando que o aplicativo cumpriu as determinações judiciais feitas na véspera.

Representação

"Alan Campos Elias Thomaz tem acesso direto aos nossos principais executivos, o que vai garantir nossa habilidade de responder a pedidos urgentes do Tribunal e outras organizações relevantes no Brasil de uma maneira ágil".

Monitoramento de canais e notícias

Acreditamos que se tivéssemos monitorado a imprensa no Brasil antes, a crise atual poderia ter sido evitada.

Capacidade de marcar posts como "imprecisos"

"Esperamos que tal colaboração nos permita não apenas marcar posts potencialmente contendo desinformação, mas também adicionar links a essas marcações que levarão a explicações completas dos fatos relevantes compilados por organizações de fact-check".

Restrições a usuários

Veja o post no site do STF.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo