Pular para o conteúdo

Meta lança guia para combate à violência contra mulheres na política

Documento apresenta que é permitido ou não nas plataformas, mas não dá novas alternativas para proteção das usuárias

Meta lança guia para combate à violência contra mulheres na política

A Meta divulgou nesta sexta-feira (8.jul.2022) o guia "Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta” para combate à violência contra mulheres na política. Apesar de estar vinculado a instituições oficiais - Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Câmara dos Deputados -, o documento não dá novas alternativas para proteção a usuárias além de ações individuais.

O GUIA: Com apoio do TSE e da Women’s Democracy Network (WDN), as diretrizes do documento foram elaboradas a partir de consultas com especialistas em tecnologia, segurança pública, igualdade de gênero e direitos humanos.

O documento reúne os principais tipos de ataques contra mulheres que são figuras públicas, como termos pejorativos e campanhas de assédio direcionado e apresenta, por exemplo, o passo a passo de como fazer denúncias nas plataforma.

O guia explica, ainda, processos de identificação de comportamentos violadores, com o uso de tecnologias como inteligência artificial e criptografia, além da atuação de equipes de segurança e integridade que trabalham para remover e reduzir conteúdos nocivos das plataformas.

Entretanto, a Meta não apresenta políticas específicas da empresa para combate ao assédio para além da prevenção das usuárias, como autenticação em duas etapas ou limitar quem pode enviar mensagens privadas.

As ferramentas de “contenção” apresentadas no guia também são limitadas a ações individuais, não da plataforma, como denúncia e bloqueio de usuários.

EVENTO: O guia será oficialmente lançado em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (12).

Texto Sofia Schuring
Edição Julianna Granjeia
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo