Pular para o conteúdo

YouTube leva um ano para derrubar live com mentiras de Bolsonaro

Empresa derrubou live com informações fraudulentes usadas na apresentação para embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada.

YouTube leva um ano para derrubar live com mentiras de Bolsonaro

O YouTube derrubou na segunda-feira (18.jul.2022) uma live de julho de 2021 – que já havia sido denunciada – em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) com desinformação e alegações de fraudes sobre a urna eletrônica e o sistema eleitoral.

A informação foi primeiramente divulgada nesta terça-feira (19.jul.2022) pela Folha de S. Paulo.

MENTIRAS REPETIDAS. O conteúdo da live derrubada embasou parte da apresentação feita para dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada ontem (18.jul), quando repetiu teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas e promoveu novas ameaças golpistas e ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ainda de acordo com a Folha, o YouTube também avalia se vai manter no ar a transmissão do evento desta segunda. O jornal também identificou mais três cópias da transmissão derrubada, uma na TVBrasilGov, com 1,8 milhão de visualizações, outra na TVPajeu e outra na Jovem Pan, com quase 303 mil visualizações.

DIRETRIZES. Em março, o YouTube atualizou suas diretrizes de comunidade referentes às eleições brasileiras.

Além de regras que já existiam, como a proibição de certos conteúdos que desinformam — dia e horário de votar errados, quem pode e que não pode candidatar-se etc. —, a plataforma de vídeos do Google anunciou algumas mudanças, entre elas a remoção de conteúdos que contenham alegações falsas de fraudes, erros ou problemas técnicos sobre a eleição de 2018.

Texto Julianna Granjeia
Edição Sérgio Spagnuolo

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Julianna Granjeia

Ver tudo