Pular para o conteúdo

Facebook anuncia novo feed inspirado no TikTok

O antigo feed, com conteúdos de amigos e páginas, foi deslocado para uma aba secundária.

Facebook anuncia novo feed inspirado no TikTok

Imagine o tamanho da inveja que Mark Zuckerberg deve sentir do TikTok. Nesta quinta (21), o Facebook, a rede original da Meta, alterou de modo profundo o funcionamento do feed e jogou amigos e páginas para escanteio.

O QUE HOUVE? Aquele feed que todos conhecíamos do Facebook, com conteúdo de amigos e páginas, não é mais o que os usuários veem ao abrir o aplicativo. Ele foi movido para uma aba secundária, batizada de “Feeds”.

Dentro dela, existem sub-abas que filtram por conteúdos de amigos, páginas, grupos ou tudo junto.

No lugar de destaque do feed, o Facebook agora exibe a aba “Página Inicial”. Segundo o Facebook, ali “você pode acessar facilmente os Reels e Stories e obter recomendações personalizadas”.

A plataforma explica que a “Página Inicial” é organizada automaticamente usando um “sistema de classificação de aprendizado de máquina”, ou seja, tipo o TikTok.

COMO ASSIM? Esta mudança aumenta o peso da recomendação de conteúdo por algoritmo. Em outras palavras, conteúdo viral de pessoas e páginas que o usuário não tem contato/não segue.

Algo similar ocorre no Instagram também. Por lá, a Meta (dona das duas redes sociais) adotou outra estratégia para lidar com os insatisfeitos: trouxe de volta a linha do tempo cronológica.

Como ver o feed do Instagram em ordem cronológica
Sim, existe um jeito de fazer isso, mas é bem escondidinho.

Via Facebook.

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo