Pular para o conteúdo

Posts políticos de influencers têm efeito positivo, diz pesquisa

Ao contrário da percepção, 68,3% dos criadores de conteúdo e influenciadores disseram receber elogios em posts sobre política.

Posts políticos de influencers têm efeito positivo, diz pesquisa
Ilustração: Layla Cruz

A pesquisa "Eleições e Influência", divulgada na terça-feira (26.jul.22) pela YouPix, consultoria de negócios para economia de influência e comunicação digital, revelou que 68,3% dos criadores de conteúdo e influencers entrevistados disseram ter recebido elogios e apoio da comunidade após publicações sobre questões políticas nas redes sociais.


É importante porque...

Como líderes de comunidade e formadores de opinião, influenciadores terão responsabilidade direta no processo democrático.

Ao contrário de 2018, hoje muitos influenciadores declaram publicamente o voto, como a cantora Anitta, que mostrou apoio a Lula.


O OUTRO LADO. Apesar da repercussão de posts políticos ser majoritariamente positiva, 50,8% dos criadores de conteúdo e influencers ouvidos afirmam ter medo de perder trabalhos por se posicionar.

O que vai de encontro ao desabafo da cantora Luísa Sonza, agenciada pela Mynd8.

Em junho, ela reclamou em um tweet sobre o cancelamento que marcas dão em “celebridades e influencers que se posicionam politicamente”.

O desabafo recebeu apoio de outros influenciadores que dizem sofrer o mesmo, como Deolane Bezerra – ambas apoiadoras de Lula.

OS NÚMEROS.  Essa percepção, porém, pode não necessariamente representar a realidade para todos os influencers, como indica o estudo.

Apenas 10,8% dos entrevistados declarou ter recebido advertência de marcas por se posicionar sobre questões políticas, de acordo com o levantamento, que também mostrou que:  

As marcas que participaram da pesquisa também se mostraram bastante categóricas.

COMO FOI FEITA A PESQUISA? Por meio de formulário digital, com 341 pessoas, entre 7.jul e 18.jul.2022, considerando as respostas válidas.

A pesquisa contabilizou a resposta de 136 empresas e 205 criadores de conteúdo e influencers, todas anônimas.

OUTROS DADOS DA PESQUISA

Reportagem Julianna Granjeia
Edição Samira Menezes

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Julianna Granjeia

Ver tudo