Pular para o conteúdo

InternetLab lança ferramenta sobre termos de usos das plataformas digitais

Observatório reúne políticas, regras, termos de uso e moderação sobre conteúdo eleitoral.

InternetLab lança ferramenta sobre termos de usos das plataformas digitais

O InternetLab lançou nesta sexta-feira (19.ago.22) o achearegra, uma ferramenta que reúne os termos de usos das plataformas digitais, incluindo os procedimentos gerais de moderação de conteúdo relativos às eleições de 2022. O observatório tem parceria do projeto Desinformante.

O achearegra organiza políticas, regras, termos de uso, compromissos públicos e procedimentos de moderação em uma única base de dados, com o objetivo de facilitar o acesso a pesquisadores, jornalistas e à sociedade civil organizada em torno dos direitos digitais.

A ferramenta agrupa doze categorias temáticas em quatro conjuntos: denúncias, regras de comportamento e conteúdo, procedimentos gerais de punição de usuários e compromissos públicos da plataforma selecionada.

O site disponibiliza os termos de uso de nove plataformas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), TikTok, Twitter, YouTube, Kwai, LinkedIn e Telegram.

POR QUÊ? Segundo o InternetLab, um observatório sobre termos de uso de plataformas é necessário, uma vez que “as regras sobre conteúdos definidas por essas plataformas e seus processos de moderação são elementos centrais e estratégicos para a regulação da comunicação online”.

O observatório planeja expandir sua base de dados para incluir diretrizes internas para além do conteúdo eleitoral ao longo dos próximos meses.

Reportagem Sofia Schurig
Edição Julianna Granjeia
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo