Pular para o conteúdo

Facebook já faturou R$19 milhões com impulsionamento nas eleições

Gastos de candidatos com impulsionamento de conteúdo nas grandes plataformas já está próximo de R$30 milhões, segundo TSE

Facebook já faturou R$19 milhões com impulsionamento nas eleições

Os gastos de candidatos com impulsionamento de conteúdo nas grandes plataformas sociais entre 4.ago e 8.set já estão próximos de R$30 milhões. Só o Facebook abocanha pelo menos dois a cada três reais gastos com esse tipo de promoção eleitoral.

De acordo com dados do TSE analisados pelo Núcleo no Observatório de Impulsionamento Eleitoral, despesas de candidatos que incluem Facebook na descrição ou como fornecedor já somam R$19 milhões na campanha – 65% do total.

OS DADOS. O volume pode ser ainda maior, considerando que muitos gastos registrados no TSE não descrevem a plataforma na qual o impulsionamento foi feito, o que impossibilita averiguar a rede que recebeu os recursos.

OUTRAS PLATAFORMAS.

Ao todo, 2.038 candidatos impulsionaram conteúdo, apenas 7% dentre os 28 mil candidatos nessas eleições.

Twitter, rede muito utilizada por políticos, não permite impulsionamento de conteúdo eleitoral.

Texto Sérgio Spagnuolo
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo