Pular para o conteúdo

Campanha de Lula pede que TSE questione YouTube sobre Jovem Pan

Em ação, coligação alega que Youtube está descumprindo memorando de entendimento assinado junto ao TSE

Campanha de Lula pede que TSE questione YouTube sobre Jovem Pan

A campanha do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta quarta-feira (14.set.2022) ação no Tribunal Superior Eleitoral solicitando que a corte peça esclarecimentos ao Google sobre o alegado privilégio dado pelo YouTube a vídeos da Jovem Pan na plataforma.

A ação baseia-se em estudo da NetLab UFRJ divulgado pela Folha de S. Paulo na terça-feira (13.set.2022), que identificou um privilégio dado a conteúdos pró-Bolsonaro da Jovem Pan na recomendação de vídeos a usuários novos no YouTube.

"A Rede Jovem Pan, por sua vez, tem evidente tendência ideológica, sendo feroz crítica dos candidatos pela Coligação Brasil da Esperança e complacente com o sr. Jair Bolsonaro, que contava inclusive com a 'parceria' da rede de comunicação para retransmitir suas 'lives' semanais", diz a ação.

DESCUMPRIMENTO. A campanha de Lula e a Coligação Brasil da Esperança alegam no documento que os fatos trazidos à tona no estudo indicam que o YouTube não estaria cumprindo com o Memorando de Entendimento assinado junto ao TSE, pois falha em "conceder acesso aos seus usuários a um contexto amplo de informações de fontes confiáveis".  

A ação propõe que o "Tribunal Superior Eleitoral solicite da Google Brasil esclarecimentos sobre o cumprimento do Memorando de Entendimento assinado por ambas as partes e, sobretudo, quais serão as medidas adotadas para fazer cessar a irregularidade assinalada pelo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro acima mencionado".

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo