Pular para o conteúdo

Meta dá mais uma sufocada no CrowdTangle

Mudanças na política do Instagram vão basicamente extinguir transparência de dados em vídeos da plataforma

Meta dá mais uma sufocada no CrowdTangle

A Meta, conglomerado de rede sociais de Mark Zuckerberg que aos poucos tem limitado acesso a dados de suas redes sociais, removeu mais uma métrica do CrowdTangle – que praticamente vai extinguir a transparência de dados sobre a maioria dos vídeos do Instagram.

EXPLICANDO. Devido a uma mudança na política do Instagram, vídeos com menos de 15 minutos são considerados "Reels" – a modalidade de vídeos curtos que a Meta copiou do TikTok.

Print de tela de anúncio do CrowdTangle sobre limitação de dados

DADOS SÓ SOBRE DOCUMENTÁRIOS. Como os Reels não fazem parte dos dados fornecidos pelo CrowdTangle (por decisão default da Meta, diga-se), isso significa que a ferramenta não vai fornecer mais dados sobre a grande maioria dos vídeos da plataforma. É seguro dizer que a grande maioria dos vídeos tem mais de 15 minutos.

DE NOVO. A medida, anunciada discretamente, traz novas evidências de um sufocamento de sua plataforma de dados. Eis o que já rolou antes:

Por Sérgio Spagnuolo
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo