Pular para o conteúdo

Esquerda discute redes em live para tentar alcançar bolsonarismo

Jair Bolsonaro segue líder em engajamento e seguidores no Twitter, Instagram e Facebook; apoiadores de Lula pediram ações centralizadas

Esquerda discute redes em live para tentar alcançar bolsonarismo

Em live que reuniu cerca de 10 mil pessoas com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta terça-feira (18.out), políticos jovens apoiadores do petista discutiram sobre o funcionamento das redes sociais e trocaram sugestões de táticas.

A intenção foi alinhar melhor as ações de campanha para fortalecer presença e coordenação em terreno dominado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, desde 2018.

Na semana passada (13.out), o deputado federal eleito e coach Pablo Marçal (PROS) também fez uma live com influenciadores bolsonaristas para distribuir missões para promover a imagem do presidente Bolsonaro nas redes sociais.

Campanha de Bolsonaro convoca influenciadores para ‘missões’
Ação organizada por bolsonaristas pede que os eleitores compartilhem material no Whatsapp, assim como os petistas estão fazendo

Faltando 12 dias para o segundo turno da eleição presidencial, um apelo comum feito pela maioria dos participantes foi a unificação da mensagem da campanha.

Outro pedido foi de agilidade nas respostas para contestar as fake news bolsonaristas e manter o caso das meninas venezuelanas em pauta.

Além de Lula, participaram da reunião o coordenador de comunicação da campanha do PT, Edinho Silva, a ex-deputada Manuela d'Ávila (PCdoB), o senador Randolfe Rodrigues (Rede), o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL), a senadora Simone Tebet (MDB), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o deputado federal reeleito André Janones (Avante). Janones tem atuado como conselheiro de redes sociais da campanha de Lula.

Tebet, que participou da CPI da Covid, e Lupi pediram foco na questão da má atuação na gestão da pandemia de Bolsonaro. A senadora se colocou à disposição para usar suas redes para propagar conteúdo que não seja "pregar para convertido".

Bolsonaro segue liderando em engajamento e seguidores no Twitter, Instagram e Facebook/Fonte: Monitoramento do Political Pulse BR/Núcleo Jornalismo

Confira as principais falas dos participantes:

André Janones

Um resumo das orientações dadas por Janones na live foi compartilhado em grupos de Whatsapp de apoiadores petistas. As redes oficiais da campanha se focaram na "missão" de divulgar a participação de Lula no podcast Flow. A intenção dos petistas é ultrapassar o recorde batido com Bolsonaro (573 mil espectadores) no programa.

Manuela D'Ávila

Conspiração sobre atentado permeia canais bolsonaristas
Monitoramento do Núcleo em +200 grupos bolsonaristas no Telegram registrou 943 mil visualizações mensuráveis e 284 mensagens em menos de 6 horas

Randolfe Rodrigues

A desinformação que viralizou no primeiro turno
Parceria entre Pública, Aos Fatos e Núcleo monitorou redes sociais e cerca de 2 mil grupos de Telegram e WhatsApp

Guilherme Boulos

Maçonaria e satanismo: esquerda parte pra guerrilha nas redes
Video antigo de Bolsonaro em uma loja maçônica deu início a uma enxurrada de posts com informações duvidosas e ironias à pauta moral bolsonarista

Lula

Edição Alexandre Orrico

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Julianna Granjeia

Ver tudo