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Apple vai cobrar taxa de 30% do impulsionamento de posts em redes sociais via iOS

A empresa também mexeu nas diretrizes que dizem respeito a NFTs e conteúdos que capitalizam tragédias.

Apple vai cobrar taxa de 30% do impulsionamento de posts em redes sociais via iOS

A Apple atualizou as diretrizes da App Store e… as notícias não são boas — a menos que você seja acionista da Apple.

O QUE HOUVE? Da lista de alterações, destaca-se a que determina que aplicativos de redes sociais que ofereçam impulsionamento passam a ser tratados como “compras internas” (IAP, na sigla em inglês).

Isso significa que se alguém decidir impulsionar um post no Twitter ou no Instagram, por exemplo, 30% do valor gasto será revertido à Apple.

CONTEXTO. Até agora, compras internas para impulsionar conteúdo não eram tratadas como compras de itens digitais — a grande categoria em que a “taxa Apple” incide.

Agora, sob a nova diretriz, quem faz impulsionamentos pelos aplicativos normais (o do Instagram, por exemplo) está sujeito à taxa.

Seguem isentos apenas aqueles aplicativos usados exclusivamente para gerenciar e comprar impulsionamentos.

Na prática, a mudança deverá afetar usuários comuns e pequenos negócios. Grandes empresas costumam ter equipes dedicadas à publicidade que usam plataformas e aplicativos específicos para comprar impulsionamentos.

OUTRAS MUDANÇAS. A Apple fez outras mudanças drásticas:

Todas as alterações estão listadas neste site da Apple para desenvolvedores.

REPERCUSSÃO. Tim Sweeney, CEO da Epic Games, dona do jogo Fortnite, que trava uma longa batalha contra as práticas monopolísticas da Apple:

“É chocante que, na presença de leis antitruste e crescente escrutínio regulatório e legislativo, a Apple dobre a aposta no rentismo monopolista descarado.”

O resumo do produtor de audiovisual e escritor Neil Katz:

A Apple fez o quase impossível: exercer poder de monopólio puro enquanto mantém uma marca premium altamente confiável. Alguém já havia conseguido isso antes?

Via Apple, FOSS Patents (ambos em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

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