Pular para o conteúdo

No TikTok, menções diretas a intervenção militar somam 40 milhões de visualizações

Conteúdos marcados com as hashtags #artigo142 e #Intervencaomilitar têm ganhado popularidade na rede social

No TikTok, menções diretas a intervenção militar somam 40 milhões de visualizações

Conteúdos com menções diretas em favor de um potencial golpe de Estado no Brasil estão a todo vapor no TikTok nesta segunda-feira (31.out.2022) – e são incrivelmente fáceis de encontrar.

DADOS. Vídeos marcados com as hashtags #artigo142 e #intervencaomilitar, por exemplo, já somam 17 milhões e 21 milhões de visualizações, respectivamente.

ALERTA, PERO NO MUCHO. A página da #Artigo142 possui um aviso sobre conteúdo ligado às eleições: "O TikTok valoriza a criatividade e a expressão tanto quanto a autenticidade e a integridade. Manter nossos usuários seguros é nossa maior prioridade".

Um vídeo publicado em 2.out em que um adolescente escreve: Coé Exército, faz a boa aí, namoralzinha" e marcado com as hashtags #exercitobrasileiro🇧🇷, #intervencaomilitar, #eleicoes2022, #fraudenasurnas, #regimemilitar. Esse vídeo soma 1,1 milhão de visualizações, por exemplo.

‌Outro vídeo com #artigo142 que diz que as Forças Armadas precisam impedir a posse de Lula sob perigo de guerra civil tinha mais de 140 mil curtidas e 1,1 milhão de views até a noite desta segunda-feira.

CONTEXTO. A referência a "artigo 142" diz respeito à noção (errada) de que esse artigo da Constituição daria o poder para as Forças Armadas realizarem uma intervenção militar no Brasil. Isso já foi, inclusive, desmentido diversas vezes ao longo dos anos, inclusive pela Câmara dos Deputados.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo