Google e Facebook faturaram, juntos, pelo menos R$270 milhões com impulsionamentos e anúncios comprados por candidatos nas eleições de 2022.
De acordo com dados do TSE agregados pelo Observatório de Impulsionamento Eleitoral, o Facebook amealhou mais de R$186 milhões, enquanto o Google recebeu mais de R$85 milhões, considerando gastos tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O montante que essas empresas ganharam, no entanto, pode ser ainda maior, já que muitos gastos de candidatos não descrevem as redes sociais nas quais o impulsionamento foi comprado.
Veja abaixo o balanço.

REDES
| rede | valor (milhões R$) |
|---|---|
| 186,4 | |
| 85,3 | |
| 3,3 | |
| YouTube | 2,1 |

PRESIDENCIÁVEIS
No total, os presidenciáveis gastaram mais de R$30 milhões diretamente com redes sociais.
| candidato | valor (milhões R$) |
|---|---|
| Lula (PT) | 11,7 |
| Bolsonaro (PL) | 9,7 |
| Ciro Gomes (PDT) | 4,8 |
| Simone Tebet (MDB) | 3,4 |
| Soraya Thronicke (UB) | 0,5 |
| Outros* | 0,4 |
* Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS), Felipe D'ávila (NOVO), Eymael (DC)

POR PARTIDO (top 10)
| partido | valor (milhões R$) |
|---|---|
| PL | 41 |
| PT | 37,1 |
| União Brasil | 34,7 |
| MDB | 21,3 |
| PSD | 20 |
| PDT | 19,7 |
| PSDB | 19,4 |
| PP | 18,4 |
| Republicanos | 14,2 |
| PSB | 14 |
