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Elon Musk compra briga com a Apple

Musk alega que empresa parou anúncios no Twitter e ameaçou suspender rede social da sua loja de aplicativos

Elon Musk compra briga com a Apple

O novo dono do Twitter, Elon Musk, iniciou nesta segunda-feira (28.nov.22) uma ofensiva de relações públicas contra a Apple, após a fabricante do iPhone interromper anúncios na rede social e, aparentemente, ameaçar suspender o Twitter da sua loja de aplicativos. As informações não foram confirmadas pela Apple.

Desde que assumiu o Twitter, Musk demitiu a maior parte dos funcionários, tem tuitado posts controversos e, por vezes, agressivos e fez mudanças de negócios e de produto que causaram caos na plataforma – como o novo sistema de verificação (temporariamente suspenso) no qual usuários pagaram US$8 para ter os famosos selinhos azuis e fizeram se passar por marcas, políticos e personalidades.

Tudo isso contribuiu para um cenário de instabilidade que afungetou anunciantes, e grandes empresas têm interrompido campanhas de anúncios na plataforma.

OS TWEETS. Musk publicou pelo menos 7 tweets citando diretamente a Apple. A primeira postagem questionava se a empresa odiava “a liberdade de expressão na América”.

Sem dar muitos detalhes, Musk disse ainda que a Apple ameaçou "reter" o Twitter da App Store sem falar o motivo.

O bilionário também publicou uma enquete perguntando se a Apple deveria publicizar “todas as ações de censura tomadas que afetam seus clientes”. Pra complementar, ele retuitou e comentou postagens de usuários criticando a empresa.

Musk afirmou que a Apple coloca uma “taxa secreta” de 30% sob todos os produtos comprados na Apple Store. Na realidade, a tarifa não é nenhum segredo, e já foi criticada publicamente por empresas como Meta (ex-Facebook), Tinder e Spotify.

Em 25.nov, Musk disse que criaria um "telefone alternativo" caso Google e Apple retirassem o Twitter de suas lojas de aplicativo. Ele repetiu a acusação na tarde de segunda.

Até o momento, a Apple não fez nenhum posicionamento oficial sobre retirar o Twitter da sua loja de aplicativos.

TAMANHO DO BURACO. Um relatório da organização Media Matters mostrou que o Twitter perdeu metade de seus 100 principais anunciantes em menos de um mês sob o comando de Musk.

Segundo a pesquisa, a principal razão é a insegurança em relação às novas políticas implementadas, como a “crise dos verificados” que fez com que usuários se passassem por grandes marcas.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

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