Pular para o conteúdo

Pesquisa aponta dados sobre usuários do Rumble

Não é uma surpresa, mas os pesquisadores identificaram que o público da rede é composto por homens, brancos, de direita, com 30 a 49 anos

Pesquisa aponta dados sobre usuários do Rumble

O Rumble, plataforma de vídeos que se propõe como uma alternativa ao YouTube e tem uma base orientada principalmente para a direita, possui um público de nicho que, em geral, confia e gosta do conteúdo da rede, apontou uma pesquisa conduzida pelo Instituto Pew Research Center divulgada na quarta (21.dez.22).

Para analisar os dados, os pesquisadores também entrevistaram usuários de outras plataformas alternativas, como Gab, Parler e Telegram, e compararam os resultados com os de redes mais estabelecidas, como Facebook e Twitter.

PÚBLICO DE NICHO. Um dos principais achados da pesquisa conta que, apesar de seus usuários fazerem barulho, nos EUA, as redes alternativas ainda atingem um público demográfico muito específico.

USUÁRIOS ESTÃO… FELIZES? 88% dos entrevistados afirmaram esperar receber notícias confiáveis e precisas via Rumble, enquanto 69% disse que as notícias consumidas na rede os ajudou a entender melhor os eventos atuais.

“CENSURA”. No Rumble, a maioria das contas de influenciadores são administrados por pessoas físicas, e ao menos 22% deles foram banidos de ou desmonetizados em outras plataformas.

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo