Pular para o conteúdo

MPF instaura inquérito contra Jovem Pan e oficia Youtube

MPF pede também que Youtube e Ministério das Comunicações prestem informações sobre ações tomadas contra JP

MPF instaura inquérito contra Jovem Pan e oficia Youtube

O Ministério Público Federal instaurou nesta segunda-feira (9.jan.2023) um inquérito para investigar a conduta da Jovem Pan na disseminação de desinformação sobre as instituições democráticas e com potencial de incitação de atos antidemocráticos.

O procurador Yuri Corrêa da Luz, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, também determinou que Youtube e o Ministério das Comunicações prestem informações.

Por desinformação eleitoral, YouTube age contra Jovem Pan
Decisão partiu da própria empresa, que citou repetidas violações pelo canal “Os Pingos nos Is”

Na avaliação da Procuradoria, a Jovem Pan tem veiculado conteúdos desinformativos com potencial para minar a confiança dos cidadãos na idoneidade das instituições judiciárias brasileiras e na higidez dos processos democráticos.

"Tais campanhas de desinformação têm dado ensejo a convocações e incitações de manifestações e atos violentos contra os Poderes constituídos, inclusive com pedidos de intervenção das Forças Armadas", escreveu Corrêa da Luz, citando a invasão aos Três Poderes ocorrida no domingo (8.jan.2022).

À Jovem Pan, o MPF requisitou, em até 15 dias:

O MPF também determinou que a Jovem Pan deve se abster de fazer qualquer alteração em seu canal de Youtube, como remoção ou ocultação de vídeos, considerando que qualquer ação nesse sentido configuraria crime tipificado.

Desinformação prosperou na eleição patrocinada pelo Google
Estratégia de sugerir links de parceiros como Jovem Pan ajudou a espalhar Fake News, argumentam pesquisadoras

Ao Youtube, o MPF requisitou, em até 30 dias:

Ao Ministério das Comunicações, o MPF requisitou, com prazo de até 15 dias:

SOB INVESTIGAÇÃO. Ao final, o inquérito pretende avaliar se a Jovem Pan violou direitos fundamentais e incorreu em abusos à liberdade de radiodifusão. Possíveis consequências variam de multas e indenizações por dano moral coletivo a suspensão e cassação da concessão.

Leia a portaria de instauração do inquérito na íntegra:

Reportagem Laís Martins
Edição Julianna Granjeia
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo