Pular para o conteúdo

Sociedade civil aponta riscos em guia da Unesco para regulação de redes

Entidades criticam opacidade e falta de definição de documento, que será discutido em Paris em fevereiro.

Sociedade civil aponta riscos em guia da Unesco para regulação de redes

Entidades da sociedade civil estão alertando para riscos e problemas relacionados a um guia que está sendo desenvolvido pela Unesco para regulação de plataformas digitais e que será discutido em uma conferência em Paris em fev.2023.

CONTEXTO. Segundo a Unesco, o objetivo do guia é


"oferecer orientação no desenvolvimento de regulamentação que possa ajudar os Estados membros a gerenciar conteúdo que prejudique a democracia e os direitos humanos, ao mesmo tempo em que apoia a liberdade de expressão, informação e outros direitos humanos".

Um primeiro rascunho do documento já foi publicado (apenas em inglês e francês) e levou a um processo público de consulta para uma segunda versão, sob o qual a Unesco recebeu comentários e sugestões até 20.jan.23.

CRÍTICAS. Em dez.2022, a ONG Article 19 publicou um artigo em que alertava sobre os riscos caso o documento seja aprovado e ratificado na atual forma. Alguns pontos levantados pela organização incluem:

A ONG recomenda que a Unesco pause os trabalhos e cita o Digital Services Act (DSA) e o Digital Markets Act (DMA) como bons pontos de partida para pensar uma regulação global que respeite os direitos humanos.

Como a Europa deve inspirar o futuro das redes no Brasil
Digital Services Act representa uma mudança de paradigmas sobre regulação de plataformas e pode ser referência principal para as bases regulatórias no país

No dia 20.jan.23, a ONG Derechos Digitales, cuja atuação foca na América Latina, engrossou o coro com um artigo em que também levanta pontos de atenção e, devido a isso, pontua que não é possível aprovar um documento na conferência em Paris. A organização alertou sobre:

Texto Laís Martins
Edição Alexandre Orrico
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos
Tags: Jogo Rápido

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo