Pular para o conteúdo

Google diz que Rogério Marinho foi eleito presidente do Senado mesmo antes das eleições

Erro no feed de notícias curado pelo Google diz que senador do Partido Liberal é novo presidente do Senado — e usuários apontam preocupação com desinformação

Google diz que Rogério Marinho foi eleito presidente do Senado mesmo antes das eleições

Na manhã de terça, 31.jan.2023, usuários que usaram o Google para pesquisar sobre senador Rogério Marinho (PL) tiveram uma surpresa: a plataforma retornou que Marinho era presidente do Senado. O problema é que as eleições no Congresso ainda não aconteceram.

O QUE ACONTECEU? No Twitter, usuários foram reclamar sobre a falha da curadoria do feed de notícias do Google e apontaram o potencial desinformativo de um erro como este um dia antes das eleições no Congresso, marcadas para esta quarta, 1.fev.2023.

O Núcleo pesquisou pelo nome do senador e teve os mesmos resultados.

Segundo usuários, o mesmo erro não aconteceu com Rodrigo Pacheco (PSD), atual presidente do Senado e candidato à reeleição.

Após a publicação do texto, a assessoria do Google enviou ao Núcleo o seguinte posicionamento: “Títulos das seções Notícias Principais são gerados de modo contínuo por algoritmos. Neste caso, o sistema não funcionou como previsto e o título foi corrigido.”

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo