Pular para o conteúdo

TikTok reformula sistema de moderação em prol da transparência

Agora, serão levadas em conta as ferramentas usadas e políticas violadas para que uma conta seja banida da plataforma.

TikTok reformula sistema de moderação em prol da transparência

O TikTok anunciou uma reformulação do seu sistema de moderação.

O QUE HOUVE? O objetivo, segundo a empresa, é “agir de forma mais eficaz contra infratores reincidentes” e mitigar “um impacto desproporcional sobre criadores que, raramente e de modo inconsciente, violam alguma política, sendo ao mesmo tempo menos eficiente ao desencorajar aqueles que as violam repetidamente”.

Uma análise do TikTok descobriu que a maioria dos perfis abusadores usam a mesma ferramenta (como comentários e lives; em 90% dos casos) e a mesma categoria de política (como bullying e assédio; em 75%) repetidamente.

Por isso, o novo sistema leva em conta a ferramenta usada e a política violada. Segundo o TikTok:

O TikTok diz, ainda, que violações de políticas consideradas graves, como divulgação de conteúdo violento, de tortura e de abusos infantis, continuarão valendo o banimento imediato.

TikTok recebe visitas em centro de transparência nos EUA
Tentativa de mostrar abertura vem em meio a onda de bloqueios e críticas nos EUA, mas plataforma ainda é opaca

O QUE MAIS? Nas próximas semanas, o TikTok atualizará o Centro de Segurança, dentro do aplicativo, com duas ferramentas de transparência:

Além disso, o TikTok notificará os criadores quando eles violarem alguma diretriz e quando suas contas estiverem prestes a serem removidas.

Via TikTok.

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo