Pular para o conteúdo

Musk quer muito que você leia as bobagens que ele escreve no Twitter

Uma falha não especificada fez com que os posts de Musk inundassem os feeds dos usuários do Twitter.

Musk quer muito que você leia as bobagens que ele escreve no Twitter

Elon Musk quer muito que você (e todo mundo que ainda usa o Twitter) veja os posts dele.

O QUE HOUVE? Uma falha no Twitter, nesta segunda (13.fev), fez com que a aba “For You”, de recomendações algorítmicas, fosse inundada por posts de Musk.

Não se sabe o motivo, mas deve ter algo a ver com a queixa de Musk de que seu alcance estaria menor que o (que ele considera) ideal.

Musk demitiu um engenheiro aos berros quando o pobre diabo lhe entregou um relatório dizendo que não havia nada errado com o Twitter.

Talvez as pessoas só estejam de saco cheio dos posts constrangedores do CEO?

O QUE MAIS? Nesta terça (14.fev), Musk reconheceu o problema dizendo que estavam fazendo “ajustes no ‘algoritmo’” (assim mesmo, entre aspas) e um meme de mau gosto.

Em nota mais ou menos relacionada, no domingo (!) Musk disse que havia sido um longo dia para o time de engenharia do Twitter e listou várias mudanças.

Segundo o executivo, o alcance de seus posts estava baixo devido a “um serviço que sobrecarregava toda vez que eu postava, resultando em até 95% dos meus posts não sendo entregues”. (Ok, vamos fingir que foi isso mesmo.)

Outro problema é que o algoritmo de recomendação estava considerando o total absoluto de bloqueios a um perfil, e não o relativo, para penalizar o alcance.

Dessa forma, contas muito populares como a de Musk, que tem  quase 130 milhões de seguidores, estavam sendo mais penalizadas do que deveriam.

(Hmmm, então quer dizer que bloquear alguém no Twitter ajuda a reduzir seu alcance? Bom saber.)

Atualização (15/2, às 11h): De acordo com a newsletter Platformer, que ouviu fontes internas e revisou documentos do Twitter, a enxurrada de posts de Musk nos feeds dos usuários foi obra deliberada dele, que exigiu maior alcance após notar que um post seu sobre o Super Bowl teve alcance menor que o de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.

Via The Verge (em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo