Pular para o conteúdo

Plataformas devem informar UE sobre base de usuários até 6a-feira

Número de usuários definirá regras e obrigações que empresas devem seguir no escopo do Digital Services Act

Plataformas devem informar UE sobre base de usuários até 6a-feira

Plataformas digitais de redes sociais e varejo online têm até sexta-feira (17.fev.2023) para informar à União Europeia a quantidade de usuários que possuem dentro do bloco econômico como parte do Digital Services Act (DSA).

POR QUE? A quantidade de usuários vai determinar em que categoria as plataformas se enquadram e, por consequência, quais regras e obrigações devem seguir.

Plataformas com mais de 45 milhões de usuários médios por mês estarão sujeitas a regras mais duras para combater conteúdo nocivo e serão supervisionadas mais proximamente pela Comissão Europeia.

Como a Europa deve inspirar o futuro das redes no Brasil
Digital Services Act representa uma mudança de paradigmas sobre regulação de plataformas e pode ser referência principal para as bases regulatórias no país

O QUE SE SABE ATÉ AGORA. De acordo com a jornalista Clothilde Goujard, do Politico, eBay e Meta já reportaram o número de usuários no bloco:

Os números são uma novidade, já que até então nenhuma plataforma tinha obrigação legal de reportar quantidade de usuários, tampouco por região. Qualquer número era especulativo ou fora divulgado pontualmente.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo