Pular para o conteúdo

Comissão Europeia proíbe funcionários de terem TikTok

Decisão de órgão europeu ecoa preocupações de outras instituições de governo sobre o aplicativo chinês

Comissão Europeia proíbe funcionários de terem TikTok

A Comissão Europeia proibiu seus funcionários de terem o aplicativo do TikTok instalado em seus celulares – os funcionais e os de uso pessoal caso caso tenham aplicativos ligados ao trabalho –  de acordo com o site Politico Europe.

CONTEXTO. A decisão da Comissão ecoa medidas de outros órgãos de governo que também adotaram restrições semelhantes por preocupações sobre os dados que são coletados pelo aplicativo, propriedade da empresa chinesa ByteDance.

Mais da metade dos governos estaduais nos Estados Unidos já proibiram o aplicativo em celulares funcionais. Algumas universidades do país também adotaram regras semelhantes.

O QUE TÁ PEGANDO. As preocupações são de que o  super preciso algoritmo do aplicativo possa estar sendo usado para influenciar pessoas e que o governo chinês esteja coletando dados de estrangeiros através do app.

O cerco contra o TikTok nos EUA e na União Europeia
Apesar da plataforma gastar milhões em lobby em Washington, TikTok pode ser banido dos EUA. Na Europa, a situação do app também está complicada
Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo