Pular para o conteúdo

Meta remove redes coordenadas em Cuba, Bolívia e Sérvia

Empresa identificou e atuou sobre operações de influência ligadas aos governos e partidos de situação

Meta remove redes coordenadas em Cuba, Bolívia e Sérvia

A Meta removeu no trimestre passado três redes de comportamento coordenado inautêntico em Cuba, na Bolívia e Sérvia que operavam dentro dos países em favor do governo e contra a oposição. A informação foi divulgada pela empresa em relatório de ameaças publicado nesta quinta-feira (23.fev.2023).

GUERRA NA UCRÂNIA. A Meta também disse que tentativas de comportamento coordenado inautêntico de origem russa ligado à guerra na Ucrânia cresceram acentuadamente no último ano, esforços de influência por parte da imprensa estatal russa diminuíram.

"Nós vimos a imprensa controlada pelo Estado mudando para outras plataformas e usando novos domínios para tentar escapar da transparência adicional (e demoção) de links para seus sites", escreveu a empresa.

Duas das maiores operações de comportamento coordenado focadas na guerra que foram derrubadas pela Meta tinham origem em atores privados, como o mercenário russo Yevgeny Prigozhin.

Texto Laís Martins
Edição Julianna Granjeia
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo