Pular para o conteúdo

Vício em redes sociais pode virar audiência pública no Senado

Senador Eduardo Girão (Novo-CE) diz que uso descontrolado de tecnologias tem levado ao surgimento e agravamento de doenças

Vício em redes sociais pode virar audiência pública no Senado

Em breve, uma das instituições mais antigas do Brasil pode debater um dos mais recentes problemas da sociedade – o vício em telas.

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou, em (14.mar.2023), um requerimento para a realização de uma audiência pública com psquiatras e psicólogos para debater o vício em novas tecnologias digitais e redes sociais.

POR QUE? De acordo com o senador, o "uso descontrolado de tecnologias", incluindo redes sociais, ferramentas de busca, streamings e jogos eletrônicos, tem levado ao "surgimento ou agravamento de doenças decorrentes do sedentarismo e de enfermidades psiquiátricas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios alimentares e do sono."

No requerimento, o senador alegou ainda que a "dependência, compulsão e vício em tecnologia" muitas vezes interessam às grandes empresas de tecnologia.

Girão propôs que sejam chamados para a audiência profissionais da psiquiatria e psicologia, além de um representante do Ministério da Saúde.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Laís Martins

Laís Martins

Laís é jornalista pela PUC-SP e mestra em comunicação política pela Universidade de Amsterdam. Suas reportagens focam em direitos humanos, política e tecnologia. No Núcleo, atua como repórter.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Laís Martins

Ver tudo