Pular para o conteúdo

TikTok agora inclui IA nas diretrizes de comunidade

As novas diretrizes proíbem a criação e compartilhamento de imagens geradas por IA de pessoas comuns que não sejam figuras públicas

TikTok agora inclui IA nas diretrizes de comunidade

O TikTok anunciou nesta terça-feira (21.mar.2023) mudanças às suas Diretrizes de Comunidade, que agora incluem novas informações sobre moderação de conteúdo e regras para mídias sintéticas – conteúdos criados ou modificados por inteligências artificiais.

Essas diretrizes entrarão em vigor daqui a um mês, em 21.abr. A plataforma afirmou que oferecerá treinamento adicional aos moderadores com base nessas novas normas.

A rede é a primeira a explicar aos usuários como e quando conteúdo fabricado pode aparecer em seus feeds. Semana passada, o TikTok anunciou um novo recurso que permite a “restauração” do feed, como se o usuário acabasse de se inscrever na rede social.

MÍDIA SINTÉTICA. A principal mudança nas diretrizes diz respeito às orientações sobre o conteúdo gerado por inteligência artificial.

A partir de agora, estas publicações:

O TikTok define pessoa pública como “pessoas adultas (de 18 anos ou mais) com um papel público significativo, como autoridade de governo, político, líder empresarial e celebridade”.

PILARES. A rede também compartilhou seus quatro pilares para moderação de conteúdo. O primeiro é direto: remover posts que violem as políticas de comunidade. Os outros são:

Sobre a capacitação dos usuários, o TikTok também anunciou no comunicado que fornecerá mais informações detalhadas sobre moderação de conteúdo, avisos informativos e outras ferramentas.

INOVOU. O TikTok também compartilhou pela primeira vez seus “Princípios da Comunidade”, uma série de normas que orientam a moderação de conteúdo do TikTok em prol do usuário e bem-estar da rede. Veja na imagem abaixo:

TikTok divulga pela primeira vez seus princípios de comunidade
Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo