Pular para o conteúdo

Telegram volta a funcionar

Para desembargador que tomou a decisão, a suspensão completa do serviço em nível nacional foi desproporcional

Telegram volta a funcionar

Após quase três dias fora do ar, o Telegram voltou a funcionar no Brasil – mesmo sem a necessidade de VPN.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região suspendeu parcialmente a liminar que determinava a suspensão temporária do aplicativo. Para o desembargador que tomou a decisão, a suspensão completa do serviço em nível nacional foi desproporcional.

Com isso, o app pode voltar a funcionar mas foi mantida uma multa diária de R$1 milhão pelo descumprimento da determinação de fornecer os dados a autoridades.

Telegram está bloqueado no Brasil
O aplicativo não entregou dados de membros de grupos neonazistas pedidos pela Polícia Federal. Bloqueio foi determinado pela Justiça.

CONTEXTO. O Telegram foi bloqueado na noite de quarta-feira (26.abr.2023) em território brasileiro por ordem judicial, após não colaborar integralmente com a investigação do ataque escolar em Aracruz (ES), de nov.2022, que deixou quatro mortos.

Havia um pedido, não cumprido, para que o Telegram entregasse os dados completos de neonazistas que agiam na plataforma à Polícia Federal (PF). O assassino, com 16 anos à época, participava de grupos antissemitas no Telegram.

O CEO do Telegram considerou o pedido das autoridades como "impossível" de ser cumprido.

Telegram tenta reverter bloqueio na Justiça
Segundo Pavel Durov, pedido de informação da PF acatado pela Justiça era “tecnologicamente impossível” de ser cumprido
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo