Pular para o conteúdo

Google e Telegram serão investigados por ataques a PL 2630

Ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou inquérito para apurar atuação das empresas em campanha com PL das Fake News

Google e Telegram serão investigados por ataques a PL 2630

Os comunicados do Telegram e do Google contra o projeto de lei 2630, o chamado PL das Fake news, acabaram se tornando uma dor de cabeça maior do que a esperada para as plataformas: nesta sexta-feira (12.mai.2023), o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a instauração de um inquérito para o caso.

PF ENTRA EM CENA. Com isso, a Polícia Federal está autorizada a obter dados de "postagens, publicações e mensagens" relacionadas ao caso, e a ouvir diretores e representantes do Google e do Telegram "que tenham participado da campanha abusiva contra o Projeto de Lei n. 2.630/2020)".

Veja a íntegra da decisão

PGR. O pedido veio da Procuradoria-Geral da República (PGR), após ter sido provocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por meio de uma notícia-crime.

PGR pede que STF investigue Google e Telegram
Informação foi publicada pelo dep. federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e confirmada pela PGR

CONTEXTO. A ação se dá após ambas as empresas terem usados espaços de suas plataformas para publicar conteúdo contrário ao projeto de lei 2630/2020, o que gerou acusações de abuso de poder e desinformação.

A saga do Telegram com a Justiça
Se antes o Telegram ignorava Justiça brasileira por meses, agora cumpre ordem do STF em menos de uma hora

Via STF.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo