Pular para o conteúdo

Culto a atirador escolar na Sérvia viraliza no TikTok

Comentários românticos, sexuais e de adoração em relação ao adolescente de 14 anos que matou 9 pessoas em Belgrado estão circulando livremente no TikTok

Culto a atirador escolar na Sérvia viraliza no TikTok

Vídeos e comentários no TikTok que glorificam o ataque a uma escola em Belgrado, capital da Sérvia, por um adolescente de 14 anos estão gerando revolta na Europa.

O QUE HOUVE. Um dos vídeos, com mais de 620 mil visualizações e 90 mil curtidas, mostra o suposto autor do massacre, cuja identidade foi protegida pelas autoridades devido à sua idade.

Outro vídeo postado por uma conta de culto aos ataques em escolas teve 1,3 milhão de visualizações. A publicação mostra uma lista de nomes que o jovem pretendia executar no dia do ataque, segundo autoridades sérvias. Em seguida, o vídeo mostra as frases "missão: matá-los" e "missão concluída!".

A denúncia foi feita pela GlobalVoices. O Núcleo encontrou vídeos semelhantes ao buscar informações sobre o ataque de 5.maio.2023.

NÃO PODE. As diretrizes de comunidade do TikTok não permitem “conteúdo que seja excessivamente macabro, explícito, sádico ou horrendo, ou que promova, normalize ou exalte a violência ou o sofrimento extremo em nossa plataforma”.

Culto a assassinos e massacres escolares corre solto no TikTok
Vídeos que enaltecem atiradores e supremacistas brancos chegam a ter milhões de visualizações. Plataforma diz ter regras contra violência, mas algoritmo passou até a recomendar a busca por vídeos de massacres em escolas

Via Global Voices (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo



Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo