Pular para o conteúdo

Homem que hackeou Twitter em 2020 é condenado

Joseph James O'Connor, de 24 anos, foi condenado a cumprir 5 anos em uma prisão federal dos EUA.

Homem que hackeou Twitter em 2020 é condenado

Em 2020, contas de usuários famosos, como Barack Obama, Donald Trump e Elon Musk, foram hackeadas e passaram a postar tweets golpistas promovendo bitcoin. Agora, em 26.jun, três anos depois, o primeiro réu foi condenado pela invasão.

E AGORA? Joseph James O'Connor, de 24 anos, foi condenado a cumprir 5 anos em uma prisão federal dos EUA por conta do hack. Ele também terá de pagar multas de até US$794 mil para as vítimas dos golpes de bitcoin.

Registros de blockchain indicam que O'Connor e outros dois responsáveis, incluindo um adolescente de 16 anos, lucraram cerca de U$120 mil com os tweets golpistas.

TRETA. Em 2022, Peiter Zatko, ex-chefe de segurança do Twitter, testemunhou perante o Congresso dos Estados Unidos, afirmando que milhares de funcionários da plataforma tinham acesso a dados sensíveis, o que, segundo ele, permitiu a invasão em 2020.

Uma investigação do Departamento de Serviços Financeiros do estado de Nova York revelou que os hackers conseguiram invadir as contas ligando para funcionários da empresa e fingindo ser do departamento de TI do Twitter. O inquérito também acusou a empresa de ter proteções de cibersegurança falhas.

Via Techcrunch (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo