Pular para o conteúdo

Google usará dados públicos para treinar seus modelos de IA

Nos EUA, estão começando a surgir processos por conta do uso de dados públicos para treinamento de IA

Google usará dados públicos para treinar seus modelos de IA

O Google atualizou sua política de privacidade, reservando o direito de coletar conteúdo postado online para construir suas ferramentas de inteligência artificial.

“O Google usa as informações para melhorar nossos serviços e desenvolver novos produtos, recursos e tecnologias que beneficiem nossos usuários e o público”, diz o texto.

“Por exemplo, usamos informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar os modelos de IA do Google e criar produtos e recursos como o Google Translate, Bard e recursos de IA na nuvem.”

Por enquanto, a página em português da política ainda não mostra as alterações feitas no texto.

COMPLICADO. A legalidade do uso de dados públicos na internet para treinar modelos de IA é incerta e tem gerado controvérsias.

Enquanto alguns argumentam que todo o conteúdo público online pode ser considerado uso justo (fair use, em inglês), outros dizem que isso viola os direitos autorais e as leis que garantem a privacidade dos usuários.

Em 29.junho, a OpenAI foi processada nos Estados Unidos com base nessas preocupações.

Via Engadget (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo