Pular para o conteúdo

Meta está prestes a lançar LLaMA, seu modelo de IA generativa

Após o fracasso do metaverso, que custou à Meta U$10 bilhões, a empresa aposta em inteligência artificial de código aberto

Meta está prestes a lançar LLaMA, seu modelo de IA generativa

Enquanto a disputa pelo posto de melhor concorrente do Twitter continua, as empresas de tecnologia competem para determinar quem terá o melhor modelo de linguagem de inteligência artificial generativa.

Agora, a Meta está prestes a lançar sua versão, LLaMA, permitindo que startups e empresas desenvolvam produtos personalizados com base no modelo. A informação é do Financial Times.

VAZAMENTO. Embora a tecnologia da Meta seja atualmente gratuita e de código aberto, há planos para explorar a possibilidade de cobrar clientes empresariais pela capacidade de ajustar o modelo às suas necessidades usando seus próprios dados proprietários, segundo o FT.

Em fev.23, a empresa liberou seu modelo para pesquisadores. Um mês depois, ele vazou quase completamente no 4chan, levando os desenvolvedores da Meta a construírem em cima dele em violação às regras de licenciamento, que especificam que ele não deve ser usado em produtos comerciais.

CURIOSIDADE. A Meta está realizando fóruns de comunidade, em parceria com acadêmicos, para conduzir consultas deliberativas sobre temas relacionados às suas novas tecnologias. O próximo será sobre IAs generativas. O objetivo é discutir os riscos, benefícios e a abordagem da plataforma em relação à tecnologia.

Via Financial Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo