Pular para o conteúdo

Meta, Google, Amazon e OpenAI prometem ser responsáveis com IA

Os representantes assinaram um termo de compromisso. A expectativa é que as empresas trabalhem imediatamente nas medidas

Meta, Google, Amazon e OpenAI prometem ser responsáveis com IA

Empresas que lideram o desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial se comprometeram voluntariamente, na última sexta-feira (21.jul.2023), a fazer uma série de promessas para proteger os usuários.

A presidência dos Estados Unidos convidou representantes de sete empresas que estão liderando o setor de inteligência artificial para a Casa Branca – Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI.

JURO. As promessas que as empresas concordaram em cumprir incluem:

  1. Pesquisa sobre discriminação: As empresas concordaram em realizar pesquisas para abordar questões de discriminação que podem surgir devido ao uso da inteligência artificial em suas plataformas;
  2. Sistema de marca d'água para conteúdo gerado por IA: As empresas concordaram em implementar um sistema de marca d'água que informará aos usuários quando o conteúdo apresentado em suas plataformas foi gerado por um algoritmo de inteligência artificial;
  3. Investimentos em segurança cibernética: As empresas se comprometem a alocar recursos para melhorar a segurança de seus sistemas e proteger os usuários contra potenciais ameaças cibernéticas relacionadas à IA.

REGULAÇÃO. A imprensa dos EUA vem reportando que o governo de Joe Biden, cujo mandato vai até 2024, está trabalhando em uma ordem executiva para abordar os riscos sistêmicos relacionados à IA.

Existem senadores americanos propondo formas de regulamentar a tecnologia, mas até o momento nenhum projeto ganhou tração suficiente.

Via The Verge (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo