Pular para o conteúdo

Twitter ameaça processar ONG que combate ódio nas redes

A rede social chegou a acusar a entidade de ser financiada por governos estrangeiros com “motivações ocultas” ou concorrentes do Twitter.

Twitter ameaça processar ONG que combate ódio nas redes

O dono do Twitter (agora X Corp.), Elon Musk, está ameaçando tomar medidas legais contra o Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH), uma organização sem fins lucrativos conhecida por estudar discurso de ódio e desinformação nas redes sociais.

O QUE ROLOU? O conflito começou em junho passado, quando o CCDH divulgou uma pesquisa apontando que o Twitter falhou em agir contra 99% dos posts com discurso de ódio publicados por assinantes do Twitter Blue.

Em 20.jul, a X Corp., controladora do Twitter, enviou uma carta ao CCDH mencionando a pesquisa e acusando os pesquisadores de fazer “afirmações perturbadoras e infundadas” para prejudicar a reputação e o negócio de publicidade da rede social.

Além da ameaça de processo contra a ONG, a empresa de Musk também acusou o CCDH de falsificar resultados de pesquisa e insinuou que a entidade pode estar sendo financiada por concorrentes do Twitter ou governos estrangeiros com “motivações ocultas”.

O CCDH já realizou pesquisas e relatórios sobre diversas redes sociais, incluindo Google, TikTok, Meta, entre outras.

NÃO PARA. Desde que Musk assumiu a empresa em nov.22, já ameaçou processar a Microsoft por suposto uso indevido de dados e entrou com uma ação contra a Meta, acusando-os de roubar segredos comerciais do Twitter ao criar o Threads, um clone da rede social.

Via New York Times (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo