Pular para o conteúdo

BBC lança instância própria do Mastodon

Instância própria é encarada pela BBC como experimento de seis meses.

Logo do Mastodon contra fundo roxo com detalhes/glitches.

A BBC iniciou um experimento, de seis meses, no fediverso com o lançamento de uma instância própria.

O QUE HOUVE? A empresa pública de mídia britânicas lançou uma instância própria do Mastodon, a social.bbc.

Nela, já existem alguns perfis de conteúdo e da equipe de pesquisa e desenvolvimento, que lidera a iniciativa no fediverso.

Os seguintes perfis estrearam na nova instância:

A BBC afirmou que pretende lançar mais perfis devem ser lançados em breve.

BBC Research & Development (@[email protected])
hello, world

EXPERIMENTO. A BBC rodará o experimento durante seis meses. Depois disso, avaliará se continua por ali.

Nosso objetivo é saber quanto valor [o experimento] provê e quanto trabalho e custo estão envolvidos. Isso alcança pessoas suficientes para o esforço que precisamos fazer? Existem riscos ou benefícios do modelo federado, sem regras ou moderação centralizadas e sem algoritmos de filtragem ou classificação? Estamos aprendendo à medida em que avançamos, e escreveremos sobre o que descobrirmos na esperança de que possa ser útil para os outros.

A BBC manterá suas atividades em outras redes sociais nesse período.

EXEMPLO. A BBC é a primeira grande empresa de mídia a cair de cabeça no fediverso, com uma instância própria.

Em 2022, a também britânica The Economist lançou uma instância aberta aos leitores. Fechou as portas por custos e receios de compliance/moderação.

A iniciativa da BBC é mais alinhada ao que se esperaria de uma empresa de mídia no fediverso.

A instância é fechada para registros de fora, ou seja, só pode ser usada pela própria BBC. Isso reduz custos operacionais e elimina preocupações com moderação.

Além disso, a instância própria funciona como validação automática de autenticidade, afinal, é um domínio controlado pela própria BBC.

Via BBC Research & Development (em inglês).

Rodrigo Ghedin

Rodrigo Ghedin

Comunicólogo e jornalista. Fundador e editor do Manual do Usuário, um blog sobre os impactos da tecnologia no nosso comportamento. Interesso-me por por tudo que nos faz humanos. Freelancer no Núcleo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Rodrigo Ghedin

Ver tudo