Pular para o conteúdo

Google abre vaga para gerente de parcerias com imprensa no Brasil

Google aparentemente vai apostar ainda mais no estreitamento do relacionamento com veículos de jornalismo no país

Google abre vaga para gerente de parcerias com imprensa no Brasil

O Google tem uma vaga aberta para gerente de desenvolvimento de parcerias com veículos de imprensa no Brasil, segundo publicação da empresa no LinkedIn.

Até a manhã desta quarta-feira, a vaga (aberta há duas semanas) tinha 478 candidaturas.

DESCRIÇÃO DA VAGA. Segundo descrição em inglês, a área de Global Partnerships "é responsável por explorar novas oportunidades junto a parceiros do Google", trabalhando em conjunto com a área de produtos.

E DAÍ? Essa parece ser uma movimentação para estreitar os já existentes laços com a imprensa brasileira, para a qual a plataforma já concedeu diversos financiamentos de projetos, trenamentos e programas de mentoria nos últimos anos.

[Disclaimer: o Núcleo já recebeu dois grants do Google/YouTube. A empresa não possui participação nem tem qualquer interferência no Núcleo. Mais detalhes neste link sobre porque aceitamos essa grana.]

Google prepara evento de jornalismo em resort de luxo em SP
Evento acontece em meio a incertezas sobre a continuidade do apoio das Big Tech para organizações jornalísticas

\

CONTEXTO DO PL 2630. O Google tem feito lobby pesado contra o texto atual do PL 2630, o chamado PL das Fake News, e chegou até a contratar o ex-presidente Michel Temer para fazer interlocução junto a parlamentares.

A empresa tem várias considerações contrárias ao texto do PL, mas uma das resistências é só uma potencial exigência para remunerar veículos jornalísticos.

No Canadá, após o parlamento ter aprovado uma lei que força plataformas digitais a remunerarem veículos de jornalismo, o Google anunciou (junto à Meta) que bloqueará links noticiosos.

Google bloqueará notícias no Canadá
Google segue os passos da Meta. Decisão é resposta a lei que as obriga a pagar por links de notícias.
ℹ️
O PL 2630/2020, cujo nome oficial é Projeto de Lei de Responsabilidade e Transparência para Plataformas Digitais, foi proposto originalmente pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). A lei visa regular o funcionamento de plataformas digitais e aplicativos de mensagem no Brasil e estabelece uma série de obrigações para as empresas provedoras.

O projeto é comumente chamado de PL das Fake News, embora algumas pessoas não gostem do termo por não mais ter combate à desinformação como ponto principal.

Na Câmara, o projeto tem a relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

>> Acompanhe o PL neste link.

>> Cobertura de regulação do Núcleo.

META TABMÉM CONTRATA. Já a Meta, que demitiu boa parte de sua equipe de relacionamento e parcerias com a imprensa, tem uma vaga aberta para outra área, de políticas para WhatsApp e mensageria.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo