Pular para o conteúdo

Google lança nova ferramenta de privacidade

A ferramenta que facilita remoção de conteúdo privado das buscas só está disponível nos EUA, mas tem planos de expansão de idiomas e regiões

Google lança nova ferramenta de privacidade

O Google anunciou nesta quarta-feira (3.ago) diversas atualizações em sua ferramenta de busca, visando facilitar o controle de informações pessoais divulgadas pela plataforma. A empresa irá avisar aos usuários quando suas informações de contato aparecerem nos resultados de pesquisa e facilitar o processo de remoção dos dados.

PRIVACIDADE. Em 2022, a empresa lançou a ferramenta “Resultados sobre você”, permitindo a solicitação de remoção de resultados de pesquisa que incluíssem número de telefone pessoal, endereço residencial ou e-mail diretamente pelo aplicativo ou site de pesquisa.

Agora, o Google anunciou que em breve lançará um painel para informar se suas informações de contato, como telefone ou e-mail, aparecem nos resultados de pesquisa. A partir disso, será possível solicitar rapidamente a remoção dos dados diretamente nesse painel da ferramenta.

Além disso, o Google notificará os usuários sempre que surgirem novos resultados da Web contendo informações de contato. Essas atualizações têm como objetivo oferecer aos usuários um maior controle sobre suas informações pessoais e ajudar a proteger a sua privacidade na plataforma de busca.

CONTEÚDO EXPLÍCITO. O Google também está aprimorando seu sistema de remoção de imagens explícitas. Agora, a política abrange imagens consensuais, além das não consensuais, que já eram removidas a pedido dos usuários.

Se você postou conteúdo explícito de si em um site e não deseja que ele seja facilmente encontrado, pode solicitar ao Google a remoção dos resultados de busca, desde que ele tenha sido publicado em outros lugares sem consentimento.

Essa política não se aplica a conteúdos comercializados. Embora a remoção dos resultados de busca não elimine completamente o conteúdo da web, ela dificulta sua localização por outras pessoas.

Via Blog do Google Brasil

Texto Sofia Schurig
Edição Jade Drummond

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo