Pular para o conteúdo

InternetLab lança projeto para estudar efeitos do DSA no mundo

O instituto questiona como as tradições regulatórias desses países assimilam e adaptam os princípios e métodos do processo europeu para suas próprias realidades.

InternetLab lança projeto para estudar efeitos do DSA no mundo

Nesta quarta-feira (23.ago), o InternetLab, um centro de pesquisas, anunciou o projeto “Devorando o DSA — Regulação de plataformas entre o Norte e o Sul”.

Começando com entrevistas de especialistas de fora da Europa e EUA, o InternetLab visa entender melhor a lei europeia, especialmente em relação à regulação de plataformas e redes sociais, com foco nos direitos humanos.

O projeto pretende compreender o impacto global da legislação da União Europeia, conhecida como Digital Services Act (DSA) ou Lei de Serviços Digitais, aprovada pelo Parlamento Europeu em 2022.

LATAM. Além de compreender o impacto global, o InternetLab concentra-se em entender como tradições regulatórias nacionais assimilam e adaptam os princípios europeus à sua realidade. Isso inclui países específicos, como o Brasil, onde o processo legislativo para essas tecnologias e corporações está em andamento.

Como a Europa deve inspirar o futuro das redes no Brasil
Digital Services Act representa uma mudança de paradigmas sobre regulação de plataformas e pode ser referência principal para as bases regulatórias no país

Via InternetLab

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo