Pular para o conteúdo

Google exigirá transparência em uso de IA em anúncios eleitorais

A nova política sobre conteúdo político no Google entrará em vigor em nov.23 e exigirá que anunciantes incluam informações sobre uso de ferramentas de inteligência artificial

Google exigirá transparência em uso de IA em anúncios eleitorais

O Google está implementando uma nova política que exigirá que anunciantes políticos em campanhas eleitorais revelem quando usarem ferramentas de inteligência artificial para criar ou modificar suas propagandas.

A política entrará em vigor a partir de meados de nov.23 e será aplicada a todos os anunciantes de conteúdo eleitoral nas plataformas do Google.

ENTENDA. Os anunciantes devem incluir informações claras nos anúncios, como “Este áudio foi gerado por IA” ou “Esta imagem não representa eventos reais”, ao usar conteúdo gerado por IA em propagandas eleitorais.

MAS... Vale saber que essa política não se aplica a vídeos do YouTube que não sejam anúncios pagos, mesmo aqueles enviados por campanhas políticas.

Anúncios políticos que não cumpram essas divulgações serão bloqueados de veiculação ou removidos posteriormente, caso passem pela moderação inicial do Google. Os anunciantes têm a opção de apelar ou reenviar seus anúncios com contexto sobre o uso de IA.

POR QUÊ? Em um post sobre a mudança na política, a empresa destacou que o principal objetivo é fornecer aos eleitores informações claras sobre quando estão vendo conteúdo gerado por IA em anúncios eleitorais, aumentando a transparência no processo.

VALE SABER. Em 11.jul.23, uma reportagem do Aos Fatos revelou que marqueteiros políticos brasileiros já estão oferecendo serviços de IA para as eleições de 2024 em anúncios no Facebook, da Meta.

Outras empresas, como a Meta e o Twitter/X, ainda não estabeleceram políticas específicas sobre conteúdo eleitoral ou político envolvendo IA.

Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido são alguns dos países com eleições no próximo ano.

Via Bloomberg (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo