Pular para o conteúdo

Meta quer fazer um robozinho para competir com o ChatGPT

O novo modelo teria como objetivo criar textos complexos, análises e saídas úteis para empresas.

Meta quer fazer um robozinho para competir com o ChatGPT

A Meta está desenvolvendo um modelo de linguagem acessível de inteligência artificial para competir com o GPT-4, o mais recente modelo lançado pela OpenAI, startup financiada pela Microsoft.

Em jul.23, a Meta lançou seu modelo de inteligência artificial de código aberto, LLaMa2, em parceria com a Microsoft, assim como geradores de imagem e escrita de código por IA.

ENTENDA. Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, essa aplicação visaria criar textos complexos, análises e saídas úteis para empresas. No momento, a empresa estaria atualmente investindo na infraestrutura, adquirindo chips e construindo centros de processamento de dados para treinar o modelo de IA, com início previsto em 2024.

DIREITO AUTORAL. As aplicações de IA da Meta têm sido de código aberto, o que oferece vantagens, mas também pode acarretar riscos relacionados ao uso de informações protegidas por direitos autorais para o treinamento do modelo.

Recentemente, a OpenAI enfrentou uma ação coletiva nos Estados Unidos alegando que a empresa violou a privacidade de milhões de usuários ao utilizar dados de redes sociais para treinar os modelos GPT.

Via Wall Street Journal (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo