Pular para o conteúdo

Agências de inteligência dos EUA terão robozinho tipo ChatGPT

O Departamento de Defesa dos EUA formou uma equipe em agosto para analisar usos e preocupações sobre grandes modelos de linguagem.

Agências de inteligência dos EUA terão robozinho tipo ChatGPT

A CIA está desenvolvendo um chatbot similar ao ChatGPT, que será compartilhado com outras forças de segurança e inteligência dos Estados Unidos. A agência tem adquirido informações de corretoras de dados — empresas que coletam e comercializam grandes volumes de dados pessoais.

ENTENDA. A ferramenta de IA da CIA possibilitará aos usuários rastrear a fonte original das informações que estão acessando. A Bloomberg divulgou a notícia, mas não especificou o modelo de linguagem que impulsionará o chatbot.

Essa ferramenta estará disponível em toda a comunidade de inteligência dos EUA, composta por 18 agências, incluindo a Agência de Segurança Nacional, as polícias federais, entre outras.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que supervisiona agências de espionagem e inteligência, estabeleceu uma força-tarefa em ago.23 para investigar possíveis usos e problemas associados aos grandes modelos de linguagem. 

POR QUÊ? Segundo a Bloomberg, a ferramenta faz parte de uma campanha governamental mais ampla para aproveitar o poder da IA e competir com a China, que busca se tornar a líder global no campo até 2030. 

Via Bloomberg (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo