Pular para o conteúdo

Getty Images lança gerador de imagens com inteligência artificial

A agência de fotografia afirmou que os usuários da ferramenta terão direitos perpétuos, globais e ilimitados sobre as imagens que criarem. Quem utilizar o gerador para criar e publicar estará comercialmente protegido legalmente.

Getty Images lança gerador de imagens com inteligência artificial

A Getty Images fechou parceria com a Nvidia para lançar um gerador de imagens via inteligência artificial generativa, possibilitando a criação a partir de sua vasta biblioteca de fotos licenciadas.

Ao usar a ferramenta, os usuários acessam o amplo acervo da Getty Images, incluindo conteúdo licenciado.

O custo de uso varia conforme os comandos dados pelo usuário, e é possível integrar a ferramenta nos próprios fluxos de trabalho por meio de uma API.

DIREITOS AUTORAIS. A Getty assegura que os usuários terão direitos perpétuos, globais e ilimitados sobre as imagens que criarem. Quem utilizar a ferramenta para criar e publicar estará comercialmente protegido legalmente.

No contexto de avanços em inteligência generativa para imagens, a empresa tem enfrentado batalhas legais. A agência recentemente processou a Stability AI por violação de direitos autorais, alegando que o gerador de imagens Stable Diffusion utilizou fotos da Getty sem permissão.

REMUNERAÇÃO. A discussão sobre compensação para criadores cujo conteúdo é usado em modelos de linguagem tem sido central desde os primeiros geradores populares em 2022.

A Getty declarou que compensará esses criadores quando suas imagens geradas por IA forem usadas para treinar modelos atuais e futuros.

As receitas dessa ferramenta serão compartilhadas, distribuindo uma parcela proporcional a cada arquivo, com base na receita de licenciamento tradicional.

Via The Verge (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo