Pular para o conteúdo

Japão investiga práticas anticoncorrência da Alphabet

As suspeitas estão centradas na acusação de pressão indevida do Google sobre os fabricantes de dispositivos para obter permissão de uso da Play Store.

Japão investiga práticas anticoncorrência da Alphabet

A Comissão do Comércio Justo do Japão (JFTC, na sigla em inglês), assim como os Estados Unidos, onde o Google enfrenta um processo do Departamento de Justiça, está investigando a Alphabet, empresa mãe do Google, por supostas violações e práticas anticoncorrência no setor de mecanismos de busca.

O foco da investigação no Japão está nos acordos do Google com fabricantes de smartphones Android, que adquiriu em 2007. Algumas das marcas que usam o sistema operacional são Samsung, Huawei, Xiaomi e LG, entre outros.

ENTENDA. Suspeitas surgem em relação à alegação de que o Google estaria exercendo pressão indevida sobre esses fabricantes, obrigando-os a incluir o Google Search, Chrome e Play Store, além de determinar a disposição dos ícones desses aplicativos nas telas dos dispositivos.

Outra alegação da JFTC envolve o compartilhamento de receitas de anúncios relacionados ao mecanismo de busca do Google, sob a condição de que os fabricantes de smartphones bloqueiem serviços de pesquisa concorrentes.

Geralzão da porradaria entre governo dos EUA e Google
O essencial para saber tudo sobre o julgamento sobre práticas do Google no mercado de buscas online
Governo dos EUA processa Google por monopólio em publicidade
Departamento de Justiça e oito estados exigem que Google se desfaça das suas divisões de publicidade.

Via JFTC (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo