Pular para o conteúdo

Voos baratos, iPhone e seguro de carro: os termos mais lucrativos para o Google em 2018

Empresa sempre manteve os termos mais lucrativos em sigilo. Lista foi apresentada em julgamento do caso antitruste entre o Google e o governo dos EUA

Voos baratos, iPhone e seguro de carro: os termos mais lucrativos para o Google em 2018

Em 2018, palavras-chave como iPhone, seguro de carro e voos baratos se destacaram no mercado de pesquisas do Google, revelado durante o julgamento do caso antitruste entre o Google e o governo dos Estados Unidos.

👨‍⚖️
Para saber mais sobre o processo e tudo que rolou no primeiro mês de julgamento, leia nosso geralzão.

O QUE ACONTECEU. Durante as audiências desta semana, uma lista com 20 termos relevantes foi apresentada em uma tabela, acompanhada por três colunas, cujos cabeçalhos são os seguintes:

Lista completa dos 20 termos de pesquisa mais lucrativos para o Google em 2018

  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • seguro automóvel
  • seguro de carro
  • voos baratos
  • cotação de seguro de carro
  • TV direta
  • faculdades online
  • AT&T
  • Hulu
  • iPhone
  • Uber
  • Spectrum
  • Comcast
  • Xfinity
  • cotações de seguro
  • relatório de crédito gratuito
  • seguro de carro barato
  • AARP (American Association of Retired Persons, associação de aposentados dos EUA)
  • LifeLock

PORQUE IMPORTA. De acordo com o Statista, em 2022, a empresa obteve mais de US$ 162 bilhões com pesquisas, representando mais de 57% de suas receitas totais, embora a empresa sempre tenha mantido em segredo quais termos específicos são os mais lucrativos.

Jornais pedem mais acesso a informações de julgamento do Google nos EUA
Quase dois terços das respostas e posicionamentos do Google no caso estão sob sigilo judicial

ENTENDA. O lucro obtido por meio das pesquisas ocorre da seguinte maneira: quando alguém realiza uma pesquisa, por exemplo, sobre seguros de carro, as empresas que oferecem esse produto investem em publicidade no Google para aparecer no topo dos resultados de busca. É dessa forma que a empresa gera a maior parte de sua receita.

Porém, o negócio de publicidade digital do Google tem sido alvo de investigação do governo americano há algum tempo, e um novo processo foi instaurado em janeiro deste ano.

Geralzão da porradaria entre governo dos EUA e Google
O essencial para saber tudo sobre o julgamento sobre práticas do Google no mercado de buscas online
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo