Pular para o conteúdo

Google caça golpistas que promoviam malware via anúncios no Face

O número exato de vítimas não foi divulgado, mas funcionários da empresa afirmam ter registrado 300 pedidos de remoção de diferentes anúncios.

Google caça golpistas que promoviam malware via anúncios no Face

O Google moveu um processo na última segunda-feira (13.nov) contra golpistas na Índia e no Vietnã que estavam promovendo anúncios falsos no Facebook relacionados ao Bard, o chatbot de inteligência artificial da empresa.

ENTENDA. Os anúncios promoviam o download de uma suposta versão do Bard. Uma vez que o “chatbot” era baixado, os dispositivos eram infectados com malware que tinha como objetivo controlar as redes sociais das vítimas.

Os invasores, então, utilizavam as redes para disseminar mais anúncios sobre o malware, de acordo com o Google. O número exato de vítimas não foi divulgado, mas funcionários da empresa afirmam ter registrado 300 pedidos de remoção de diferentes anúncios.

SAIBA MAIS. Em outubro, o Núcleo reportou sobre um app que fingia usar a “IA do Google” para caçar cupons de desconto na internet que supostamente poderiam ser resgatados via PIX. Centenas de consumidores relataram ter perdido quantias que variam de R$97 a até R$300.

App que finge usar ‘IA do Google’ em busca de cupons dá calote em usuários
“Códigos Lucrativos” diz ter cupons para lojas como Shopee, Nike e MagazineLuiza e anuncia agressivamente nas redes da Meta

Via Wall Street Journal (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. Estudante da UFBA, começou como estagiária no Núcleo, passando a ser repórter em 2024.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo